Comitê Científico

Alfio Conti

Professor do Departamento de Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) formou-se em Planejamento Territorial e Urbano na Universidade IUAV de Veneza em 1996. Em 1997 mudou-se para o Brasil onde, em 2003, Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e em 2009 concluiu seu doutorado em Geografia, Tratamento da Informação Espacial, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas. A atividade atual de estudo e pesquisas diz respeito ao planejamento urbano e regional e às políticas habitacionais no Brasil.

Luca Sgambi

Pesquisador na área de Estruturas Arquitetônicas e Construções da Faculdade de Arquitetura, Engenharia Arquitetônica e Urbanismo da Université catholique de Louvain (Bélgica), formou-se em 1998 em Engenharia Civil das Estruturas do Politecnico di Milano e se formou como especialista em cálculos de estruturas de concreto armado na Escola de Especialização “F.lli Pesenti” da mesma universidade em 2001. Em 2005 completou o doutorado em Engenharia das Estruturas na Universidade de Roma “La Sapienza”. Atualmente está interessado em modelagem estrutural, durabilidade de estruturas e pedagogia universitária.

Francesca Usicco

Professor Associado de Língua e Cultura Italiana na Universidade de Waseda (Japão) na qual desempenha o papel de coordenador dos cursos de italiano é, também, Professor na Universidade Feminina Kyoritsu e no Instituto Italiano de Cultura, em Tóquio. Sua pesquisa atual, relacionada á graduação em arquitetura conseguida no Department of Building Technologists, Monotsukuri Institute of Technologists (Saitama, Giappone), concentra-se na análise e no projeto de instalações educacionais no Japão relacionadas ao método de ensino utilizado.

Ferdinando Zanzottera

Professor Associado de História da Arquitetura no Politécnico de Milão (Departamento de Arquitetura e Estudos Urbanos) é Diretor do Dipartimento di Valorizzazione dei Beni Culturali e Conservatore degli Archivi e da ISAL Photo Library. Coordena projetos de pesquisa e catalogação SIRBeC. As áreas principais de estudo e publicação são os assentamentos monástico-religiosos e seu desenvolvimento desde a Idade Média até a contemporaneidade, a proteção e recuperação do patrimônio histórico e ambiental, a ligação entre matéria, arquitetura e arte e a valorização do patrimônio cultural, com particular atenção para os Beni Culturali degli Enti Sanitari da Lombardia, as Ville di delizia e as arquiteturas do século XX e os ex-hospitais psiquiátricos.
Founder

Media partner