Cesano Maderno

Click here to show project info

Cesano Maderno

30x40x50 SUBURBS OF THE WORLD – MINOR CITIES
Cesano Maderno: ambiente costruito e vita sociale

Palazzo Arese Borromeo – Cesano Maderno
10 novembro -18 novembro 2018
Exposição curada por: Ferdinando Zanzottera
Comitê científico da exposição: Alfio Conti, Luca Sgambi, Ferdinando Zanzottera

 

A exposição “30 x 40 x 50 SUBURBS OF THE WORLD – MINOR CITIES. Cesano Maderno: ambiente construído e vida social” é a segunda etapa de exibição do projeto maior “30 x 40 x 50 SUBURBS OF THE WORLD”, que pela primeira vez chegou na Itália, dotando-se de um grande volume documental.
Concebida como uma ocasião para reflexão sobre o tema da cidade contemporânea e da periferia urbana, a exposição foi realizada pelo Istituto per la Storia dell’Arte Lombarda (ISAL) reunindo o entusiasmo da Associazione Amici del Palazzo e Parco Arrese Borromeo de Cesano Maderno, que colaborou para criar um evento único dedicado expressamente à fotografia. Esta exposição, de fato, foi hospedada na vigésima quinta edição do evento “Il Mondo in un click”, que também contou com a participação de Poste Italiane que criou um carimbo comemorativo para a ocasião.
Amplamente apreciada pelo público, a exposição apresentou inúmeras fotos inéditas do Villaggio SNIA, um bairro periférico da cidade de Cesano Maderno, construído a partir da década de 1920, considerado um bairro modelo e uma pequena “cidade ideal” para experimentar tipologias residenciais inovadoras para trabalhadores.
Momento de debate sobre a vida doméstica e o conceito de periferia, não apenas como lugar de decadência e degradação, mas também como recurso territorial, a exposição também atraiu o interesse de inúmeros jornais locais e da editora Pulcino Elefante, que decidiu editar e lançar nos primeiros meses de 2019 um livro artististico, de edição limitada, sobre a exposição.

 

Para saber mais:
Ferdinando Zanzottera (a cura di), 30x40x50 SUBURBS OF THE WORLD – MINOR CITIES. Cesano Maderno: ambiente costruito e vita sociale, Istituto per la Storia dell’Arte Lombarda, 2018 (ISBN 0788875113407)

 

Para uma análise rápida:

https://giornaledimonza.it/attualita/le-periferie-del-mondo-in-mostra-a-cesano-maderno/

http://quibrianza.com/altro/cesano-m-palazzo-arese-borromeo-mondo-in-click.html

https://www.seietrenta.com/2018/11/08/a-palazzo-arese-borromeo-un-fine-settimana-dedicato-agli-amanti-degli-scatti/

http://cesano-maderno.netweek.it/personaggi-piu-citati/ferdinando-zanzottera-134099

Founder

Sponsor

Media partner
gia-t